OPINIÕES



I
Escrevendo (não corrigido).

Tudo começa onde termina. É um paradoxo? Creio que não. Ao olharmos para o término de mais um ano pensamos que tudo acabou e o que vivemos foi maravilhoso a tal ponto de concluirmos que fechamos mais um ciclo. Esse negócio de ciclo não existe! No entanto, basta voltarmos das férias, que é uma coisa normal em um final ou início de ano, para percebemos que a vida continua e na mesma toada. Já ouviram as notícias? As mesmas coisas estão lá. As mesmas cores. As mesmas pessoas no crack, nos carrões, nos palácios. As mesmas ordens e desordens. Os mesmos sorrisos mentirosos somados há alguns verdadeiros. Enfim, o adjetivo “novo” não cabe para o momento que não é tão “novo”, pois tudo é a mesma coisa.

Alguém poderia fazer algo diferente sem perder a essência. Por exemplo, poderíamos ter o direito, ou coragem, de dizer o quê de fato estamos percebendo sobre as coisas que acontecem as claras e as escuras. Em meu ver, fazendo assim, seríamos francos e conseguiríamos encontrar a ferida. Curá-la não, mas medicá-la sim!

Na TV, na internet e das pessoas já recebi notícias. E não tem como alterar a situação. O melhor jeito é adaptar-se ao contexto e viver da melhor forma possível. Só que desta forma estamos vivendo do “jeitinho humano de ser”, ou melhor, “jeitinho brasileiro pecador omisso de ser”. Tudo bem, cada ser vive e faz do jeito que achar melhor. Só que assim nunca demonstraremos ser do Reino de Jesus. É claro que o Senhor do Reino disse para deixarmos o trigo e o joio crescerem juntos, mas acho que as coisas devem de ser para todos. Até as notícias, sejam boas ou ruins, devem de ser anunciadas. Pois é, mas assim, haveria pânico e ninguém mais quereria fazer o que tem que ser feito. Acho que estamos sem saída! Será?

Tudo começa onde termina. Talvez seja necessário explicar o que termina e o que começa. Mas não irei fazê-lo, pois, cada um vive da forma que quer e pensa. É isso aí que é válido por aí e, infelizmente, atuamos conforme o que nos é conveniente. É sempre assim. Quem pode mudar não muda e quem quer mudar não consegue. Fica tudo do mesmo jeito. Uns no bom e outros... A manipulação de resultados ainda existe e o que vale é manter as aparências. Como mantemos as aparências? Ora, com bons discursos e bons retratos! Pão e circo.

O que faremos de novo neste ano? Não sei. Mas acredito que podemos viver como se tudo estivesse bom para todos. É mais correto ser assim hoje. É mais elegante estar bem cuidando de si e que o outro se vire conforme suas forças. Eu estando bem é o que vale. Narcisistas é o que somos!

Nada é novo por enquanto. Então sugira algo? Alguém diria. Não dá – responderia alguém. Sabe por quê? Ninguém quer mudar. Só o Cristo mudou![Fp2.5ss]. Para amenizar reflitamos em ICo 15,52 onde Paulo argumenta da seguinte forma: “...Pois a trombeta soará, os mortos ressuscitarão INCORRUPTÍVEIS E NÓS SEREMOS TRANSFORMADOS.” Aí sim! Vida nova. Coisas novas. Deus conhecido como de fato é. Fazendo um pouco já é suficiente!

Feliz e repetitivo 2013!

Elvimar Gonçalves Leite
Bacharel em Teologia - MEC/CESUMAR-Pr.
Pós-graduando/produção de texto - Docência no Ensino Superior - Lato sensu - CESUMAR-Pr.

2 comentários:

  1. Olá Andrelino, sentimos a falta de vcs, que Deus lhe abençoe muito nesta nova fase de suas vidas.


    Abrs

    Adilson, Mazilda e Família.

    ResponderExcluir
  2. É PRECISO EVOLUIR E NÃO VOLTAR A CAIR NOS PECADOS DO PASSADO.

    E de responsabilidade dos dirigentes políticos do Pais tentar e conseguir o Desenvolvimento tão necessário que tem de favorecer à população.
    Têm de reger-se pelos Mandamientos da DEMOCRACIA.
    Demonstraram-nos, neste ultimo ano, que trabalhando em sintoniza são capazes inclusive de se ganhar a confiança dos países aos que Guiné Bissau e sua população interessam , tal como se comprovou na Mesa de Doantes de Bruxelas.
    Mas a classe política também a de se dar conta que há muitas entidades, ONGD internacionais,... que também trabalhamos desde o âmbito da Cooperação para melhorar as condiciones de vida dos guineenses. Nos tamen tentamos que se superem tantas carências que condicionam sua vida, e é por isso, para conseguir este Projecto que nos move a nós que pedimos-lhes aos dirigentes mantenham Suprema Lealdade com o povo de tal forma que não se deixem levar por interesses não gerais que têm de fazer crescer mais e mais a Guiné Bissau escapando assim de voltar ao ostracismo e ao abandono internacional vivido num passado recente e que tanto dano tem produzido à população e tamen a nos.

    RESPONSABILIDADE, CORAGEM e ADIANTE.

    Bruno Durán
    Gerente de la ONGD “ Vasos Solidarios ”
    http://ongdvasossolidarios.blogspot.com.es/

    ResponderExcluir