terça-feira, 16 de abril de 2013

Guiné Bissau: BUBO: "Não tenho dinheiro para advogado e nem para comprar sapatos"

O antigo chefe da Marinha da Guiné-Bissau José Américo bubo na Tchuto, acusado de tráfico de droga nos Estados Unidos, compareceu no Tribunal de Nova Iorque com uma defensora pública, alegando que "não tem dinheiro" para contratar um advogado privado.

O embaixador da Guiné-Bissau para a Organização das Nações Unidas - João Soares da Gama, esteve presente em tribunal e reuniu-se com Bubo antes da audiência, onde este lhe garantiu que "não tem dinheiro" para contratar um advogado. No final da audiência, o almirante pediu à sua advogada que, quando contatasse a sua família, lhes pedisse para mandar dinheiro, "para comprar algumas coisas, como sapatos." Segundo a acusação, Na Tchuto cobrava um milhão de dólares por cada tonelada de cocaína da América do Sul recebida na Guiné-Bissau.

Soares da Gama esclareceu que não está a prestar apoio aos arguidos, mas decidiu estar presente "para mostrar aos suspeitos que não estão abandonados" e que "o seu país está comprometido em que toda a verdade seja conhecida." Na Tchuto e outros quatro guineenses - Manuel Mamadi Mane, Saliu Sisse, Papis Djeme e Tchamy Yala - foram detidos no início do mês em águas internacionais perto de Cabo Verde por uma equipa da DEA - agência de combate ao tráfico de droga norte-americana. Na Tchuto, Djeme e Yala vão responder pela acusação de conspiração para importar drogas para os EUA, arriscando a prisão perpétua. RDP-África
 
FONTE: Ditadura do Consenso

Guiné Bissau: ue orgulho...

O guineense Daniel Lopes Pedro Ferreira, foi eleito hoje, entre os seus pares, para o cargo de Presidente do Tribunal de Justiça da UEMOA, por quatro votos contra três, entre sete (o Burkina-Faso ausentou-se, e, assim, não votou). Esta vitória, ressalve-se, é pessoal e não envolve o governo de transição. Daniel Ferreira apresentou a sua candidatura e defendeu a sua tese perante os representantes dos oito países membros da UEMOA. O mandato é por 3 anos.

FONTE: www.ditadura do consenso

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Guiné-Bissau: PM deposto Carlos Gomes Jr. rejeita “transição ad aeternum”


O ex-Primeiro ministro da Guiné-Bissau Carlos Gomes Júnior quer eleições presidenciais “o mais rápido possível”, rejeitando um período de “transição ad aeternum” e assacando à comunidade da África Ocidental a “responsabilidade moral” de resolução da crise no país. Em entrevista à Lusa em Lisboa, um ano após o golpe de Estado militar que o depôs e o levou a viver em Portugal, quando era o favorito à vitória nas eleições presidenciais, Gomes Júnior anunciou a sua retirada da corrida à liderança do PAIGC, assumindo-se como candidato às presidenciais, que a comunidade internacional pretende que tenham lugar até fim de 2013, após o “período de transição”, mas que alguns partidos no poder querem ver apenas em 2014.
 
“Essa transição não serve ninguém, Não serve ao povo da Guiné. Todos os compromissos que forem assumidos pelo Governo de transição são nulos”, afirmou o líder do PAIGC nos últimos 11 anos.
Gomes Júnior sublinhou que o Governo de transição tem os seus poderes limitados pela Constituição, nomeadamente de nomeações e exonerações.
 
“Porque é que a Guiné-Bissau tem de ter uma transição “ad aeternum”? É para servir quem? (…) As eleições têm de ser feitas o mais rápido possível, para termos um Governo legítimo, credível, que vá primar pelo respeito da lei”, adiantou. No último ano, assumindo-se como governante legítimo da Guiné-Bissau, Gomes Júnior desdobrou-se em contactos internacionais, nomeadamente ao nível das Nações Unidas e principais parceiros internacionais, e reclama sucesso, afirmando que hoje a ONU “assumiu a responsabilidade” pelo processo, também mais aberto à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
 
“A nossa luta valeu a pena, podemos dizer hoje. A pressão para que a discussão fosse mais inclusiva”, afirmou. “A CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental) sozinha não é capaz de resolver os problemas da Guiné-Bissau, não poderia assenhorar-se da situação”, adiantou. A decisão da última cimeira de chefes de Estado e Governo da organização regional de que a fase de transição deverá estar concluída até final de 2013, é, para Gomes Júnior, uma “luz ao fundo do túnel”.
 
“Estes quatro países [da CEDEAO] que se imiscuíram no nosso programa interno já sentiram que foi um logro terem entrado neste projecto (…) Penso que todos os países da CEDEAO viram que é um mau exemplo para África. Um golpe de Estado para a democracia não é aceitável em pleno século XXI”, disse. Se “alguns países” da CEDEAO é que “arranjaram toda esta confusão” na Guiné- Bissau, agora “têm a responsabilidade moral perante o povo da Guiné-Bissau de resolver o problema”.

FONTE: www.gbissau.com (AngolaPress, 09 de Abril de 2013)

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Guiné Bissau: José Américo Bubo Na Tchuto deverá ser apresentado hoje num tribunal federal dos EUA

Contra-almirante José Américo Bubo Na Tchutu
O ex-chefe do Estado-Maior da Armada da Guiné-Bissau, José Américo Bubo Na Tchuto, detido ontem pelos agentes antinarcóticos norte-americanos (DEA), deverá chegar hoje aos Estados Unidos da América.
 
De acordo com algumas agências noticiosas, ainda hoje, sexta-feira, Bubo Na Tchuto deverá ser apresentado num tribunal da cidade de Nova Iorque para a sua acusação formal. O Ministério Público Federal deve exigir a prisão do ex-oficial guineense e de qualquer outro suspeito que tenha sido detido na mesma operação de “relâmpago”.

FONTE: www.gbissau.com

Guiné Bissau: EXCLUSIVO DC: Quem são as pessoas que foram presas com o Bubo Na Tchuto?

A surpresa maior para os militares, foi a presença de uma mulher (de quem ditadura do consenso desconhece, por enquanto, o nome) no iate de bandeira panamiana. Tchamá Yalá, militar, afecto à Marinha de Guerra; Papis militar de etnia felupe e braço-direito de Bubo na Marinha; Vasco, igualmente da Marinha estão entre os detidos na operação desencadeada pela DEA - Drug Enforcement Agency, a agência norte-americana de combate ao tráfico de droga.

FONTE: Ditadura do Consenso

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Guiné Bissau: Bubo nas mãos dos EUA

O ex-chefe de Estado Maior da Armada da Guiné-Bissau, Bubo Na Tchuto, terá sido preso pela Polícia Judiciária cabo-verdiana, no Porto da Palmeira, na Ilha do Sal, numa embarcação de bandeira do Panamá. A armadilha foi montada pelos EUA.
 
FONTE: Ditadura do consenso

Tensão em Bissau

Tensão em Bissau: Estados Unidos da América ordenou a evacuação de todo o seu pessoal na Guiné-Bissau. Muitos sairam ontem, no voo que saiu de Dakar às 7 horas da manhã, para Conacry, passando depois em Bissau. Ouviram-se tiros de armas ligeiras, ontem, em Bissau.

FONTE: Ditadura do consenso